Ouvido
Audiometria de Altas Frequências
Exame recomendado para avaliar frequências acima de 8KHz como forma de detectar precocemente perda auditiva em pessoas expostas a ruído, em uso de drogas ototóxicas (como quimioterápicos) ou com queixa de zumbido.
Acufenometria (Teste do Zumbido)
Exame realizado em pessoas com queixa de zumbido, que visa identificar o tipo, a frequência e a intensidade do zumbido relatado pelo paciente. É um exame subjetivo realizado em cabina acústica e que necessita da realização de audiometria prévia.
Audiometria Tonal e Vocal
Exame subjetivo que visa avaliar a audição de adultos e crianças através da obtenção dos limiares auditivos nas frequências de 250Hz a 8KHz, estabelecer os limiares de fala e discriminação de palavras.
Exame para avaliar a capacidade de audição e discriminação das palavras em adultos e crianças .
Audiometria Tonal Limiar
Exame que avalia a integridade da via auditiva. Auxilia no diagnóstico precoce da perda auditiva em neonatos; avalia de forma objetiva audição de crianças e adultos que não colaboram com a audiometria convencional.
Audiometria Tonal Condicionada
Em geral para crianças de 3 a 6 anos, esse exame, também realizado em uma cabine acústica, permite avaliar e determinar o nível de audição do paciente, ou seja, a menor intensidade em que ele escuta, através de um condicionamento para as respostas, que, em geral, é lúdico. A criança responde aos estímulos com brincadeiras ou jogos.
Audiometria Vocal
Exame que complementa a audiometria tonal limiar e avalia o limiar para a fala, ou seja, a menor intensidade para reconhecimento da fala humana. Também avalia o índice de reconhecimento da fala a uma intensidade confortável, o que resulta em uma percentagem de acertos ao se pedir para o paciente repetir uma série de palavras.
Audiometria com Reforço Visual
Exame mais apropriado para crianças entre 6 meses e 3 anos, onde se utiliza estímulos sonoros associados a estímulos visuais, visando a avaliação da audição da criança, com a obtenção do seu limiar auditivo. Nesse caso, o estímulo visual funciona como um condicionamento para se reforçar a resposta ao estímulo auditivo.
BERA/ PEATE ( potencial evocado auditivo de tronco encefálico)
Exame que avalia a integridade da via auditiva. Auxilia no diagnóstico precoce da perda auditiva em neonatos; avalia de forma objetiva audição de crianças e adultos que não colaboram com a audiometria convencional.
Eletrococleografia (ECOG)
Exame que tem como função principal o diagnóstico de um dos tipos de labirintopatias conhecida como doença ou síndrome de Ménière.
Imitanciometria
Exame para avaliar as condições da orelha média e da tuba auditiva, fornecendo informações sobre a integridade funcional da membrana timpânica e da cadeia de ossículos (martelo, bigorna e estribo).
Processamento Auditivo Central
Testes para avaliar habilidades auditivas em crianças e adultos que apresentam dificuldades de aprendizagem, dificuldade de comunicação oral e/ou escrita, dificuldade de compreensão em ambientes ruidosos.
Otoemissões Acústicas (Teste da Orelhinha)
Exame que avalia a função coclear e possibilita a triagem de deficiência auditiva em recém-nascidos.
Teste de Prótese Auditiva
Exame que avalia de forma subjetiva o benefício que o paciente está tendo com o aparelho auditivo (ganho funcional).
Vectoeletronistagmografia Computadorizada (Provas Labirínticas)
Exame que avalia as mais diversas formas de tontura, auxiliando no diagnóstico dos distúrbios otoneurológicos. Tem como objetivo analisar a função do labirinto e suas correlações com os diversos órgãos e sistemas, identificando se há alteração vestibular, se essa alteração é periférica ou central, além de evidenciar qual lado está acometido. Durante o exame pode haver tontura, que em geral é leve e passageira.
VEMP
Exame que avalia a função vestibular dos órgãos otólitos da orelha interna.
Posturografia
Permite avaliar o equilíbrio e controle postural que não são avaliados pelos exames vestibulares convencionais. Quando incorporada na prática clínica, poderá fornecer informações até mesmo nos casos onde a avaliação do Reflexo Vestíbulo-Ocular não apresenta anormalidades.
Reabilitação Vestibular
É um programa de exercícios que tem como objetivo reduzir os sintomas de desequilíbrio e tontura associados com doença vestibular (labirintite).