-
Posted By SQUAD MINER
-
-
Comments 0
A tosse persistente é um sintoma que, embora comum, pode indicar diferentes condições que afetam o trato respiratório superior e inferior. Quando ultrapassa três semanas, é considerada crônica e merece atenção médica, principalmente de especialistas como os otorrinolaringologistas, que avaliam as causas relacionadas às vias aéreas superiores.
Principais causas associadas à Otorrinolaringologia
- Rinite e Sinusite Crônica
Inflamações nas cavidades nasais e nos seios paranasais podem gerar gotejamento pós-nasal, onde o muco escorre para a garganta, estimulando reflexos de vômito. - Refluxo Laringofaríngeo (RLF)
Esse tipo de refluxo atinge as vias aéreas superiores, causando problemas na garganta e na tosse crônica. - Faringite Crônica
Infecções ou irritações na garganta, causadas por alergias ou poluição, são motivos frequentes de tosse persistente.
- Infecções Virais Mal Resolvidas
Após resfriados ou gripes, é comum que continue por semanas devido à inflamação residual nas vias aéreas. - Irritação por Fatores Ambientais
Exposição à fumaça, poeira ou produtos químicos pode provocar alívio nas vias respiratórias, desencadeando episódios de tosse.
Quando procurar um otorrinolaringologista?
Se a tosse persistir por mais de duas semanas, vier acompanhada de sintomas como rouquidão, dor na garganta, ou sensação de corpo estranho, é fundamental buscar avaliação especializada. O otorrinolaringologista realizará exames específicos para identificar a causa e propor o tratamento adequado, que pode incluir desde medicamentos até orientações sobre o estilo de vida.
Na Clínica Otorhinos , entendemos que cada paciente tem uma história única. Por isso, cuidamos de forma humanizada e personalizada para aliviar seus sintomas e garantir a saúde do seu sistema respiratório.
Agende sua consulta e descubra a causa de sua tosse. Respirar bem é viver bem!